Campina Grande vacina 54 mil pessoas e inicia segunda fase da campanha de vacinação esta semana

Campina Grande vacina 54 mil pessoas e inicia segunda fase da campanha de vacinação esta semana

A Secretaria de Saúde de Campina Grande finalizou a primeira etapa da Campanha de Vacinação da Influenza 2020. Na primeira fase foram imunizadas cerca de 54 mil pessoas, sendo 44 mil idosos e 10 mil trabalhadores em saúde. Nesta quinta-feira, 16, a Secretaria inicia a segunda fase da campanha, que vai contemplar pessoas com doenças crônicas, agentes de forças de segurança pública e motoristas, entre caminhoneiros e condutores de transporte público.

A vacinação dos doentes crônicos será realizada inicialmente nas Unidades Básicas de Saúde, atendendo àquelas pessoas que já são acompanhadas pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família. “Essas equipes já têm o conhecimento e o controle dos doentes crônicos porque são esses profissionais que acompanham diariamente esses pacientes nos bairros”, explicou a Diretora de Atenção Saúde, Edna Guedes.

Para os outros grupos da segunda fase da campanha, a Coordenação de Imunização está montando um cronograma de vacinação. Os agentes das forças de segurança são os policiais militares e civis, os agentes penitenciários, os bombeiros militares, policiais federais e patrulheiros rodoviários federais, além dos guardas civis municipais.

Também vão ser contemplados os motoristas do transporte coletivo municipal e os caminhoneiros que estão trabalhando. Os professores, que inicialmente estavam incluídos nessa fase da campanha, foram retirados pelo Ministério da Saúde porque a grande maioria deles está sem atividade de sala já que as aulas foram suspensas.

A terceira fase da campanha, que começa em 9 de maio, também abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos e pessoas com deficiência. “Até lá, também vamos estar complementando a vacinação dos idosos acamados que ainda não foram imunizados”, explicou a Coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz.

Avaliação – O Secretário Municipal de Saúde, Filipe Reul, avaliou como extremamente positiva a campanha de vacinação na cidade. “Realizamos diversas estratégias como a do drive-thru e conseguimos vacinar mais de 90% dos grupos de idosos e trabalhadores, como preconiza o Ministério da Saúde. Agora vamos iniciar uma nova fase na certeza de que também atingiremos a meta”, disse Reul.

Fonte: CODECOM

Deixe uma resposta